6 Dicas para evitar o Envelhecimento Precoce da Pele

Sabemos, à partida, que todos nos vamos desintegrar um dia e que a velhice é inevitável (pelo menos por agora). Mas, também sabemos que existem cuidados que podemos ter, para retardamos o aspeto caquético e não tão charmoso que nos espera.

Para sabermos exatamente como podemos evitar a envelhecimento precoce, devemos estar cientes de que existem dois tipos de envelhecimento e que cada um tem as suas particularidades:

 

Envelhecimento intrínseco – na teoria, não podemos controlar de forma alguma porque se despoleta independentemente do que se passa à nossa volta. Está estreitamente ligado à genética e à perda de sincronização (cronobiologia – ritmo da pele). Acham mesmo que a vossa pele gosta de jet lag? 😄

 

Envelhecimento extrínseco – é altamente controlável, porque depende de nós. Envolve o tabaco, o stress, a falta de sono, má alimentação, medicamentos, tratamentos anteriores, o sol, a sogra (incrível como o Márcio tem mesmo poucas rugas!), entre outros.

 

Como são muitíssimo exclusivas as marcas que trabalham o envelhecimento intrínseco (se quiserem mais informação contactem-me), vamos cingir-nos ao envelhecimento extrínseco.

Aqui ficam algumas dicas para prolongarem no tempo esse aspeto invejável:

 

  1. Cuidar da pele

Sigam os passos do Tiago Marques e comecem desde cedo a proteger a vossa pele. Limpeza, tonificação e hidratação de manhã e à noite. Lembrem-se que é durante a noite que a pele tem mais espaço para se renovar e, por isso, não precisa do empecilho que são as impurezas que atraíram durante o dia. Para os mais profissionais, nunca dormir com base no rosto!!

Se o creme/loção que aplicam não tem fator de proteção UV, bora lá comprar um protetor solar para o rosto. O sol é amigo das rugas e das manchas.

 

  1. Esfoliações regulares

Este processo deve ocorrer duas a três vezes por semana, para remover as células mortas. Após a sua realização a pele ficará mais suave e homogénea e estará mais que pronta para receber os tratamentos seguintes. Renovação celular ON. 💪

 

  1. Alimentação equilibrada

Já viram bem a quantidade de batidos divinais que existem por aí? Peçam ao São Google as receitas daqueles que levam frutas e legumes e deliciem-se. No entanto, se não forem fãs de batidos, recordem que o mais importante é comer entre 3 a 5 porções de frutas e legumes por dia. Atenção ainda que o consumo de café e bebidas alcoólicas prejudicam a elasticidade e a firmeza da pele. Água com limão é sempre melhor. 😊

 

  1. Abaixo o tabaco

Sabiam que os fumadores envelhecem quatro vezes mais rápido que os não fumadores? Scary! Tudo porque o tabaco liberta imensos radicais livres!

 

  1. Estimular os sentidos

Banhos de água quente e massagens no corpo ajudam a relaxar os músculos e a libertar o stress acumulado. Umas folhas de eucalipto na casa de banho ajudam a fazer a festa na hora do banho.

 

  1. Disfrutar da Natureza

Viver na cidade é enérgico, mas passar uns dias no campo ou na praia é rejuvenescedor para o corpo e para a mente. Não fiquem o ano inteiro à espera das férias de verão e aproveitem os fins de semana para revitalizar a alma.

 

Ainda têm vontade de ficar velhinhos mais cedo? 😜

 

Paula Sampaio Duarte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *