Cabelo Saudável

man-945481_1920

É possível que nas últimas semanas alguns indivíduos me tenham olhado com cara de lunáticos. Talvez esta situação não se tivesse passado se eu não tivesse olhado primeiro com o mesmo afinco. 😀 No entanto, acredita que têm sido semanas de descoberta…

No meu trajeto diário para o centro da Invicta, tenho vindo a reparar que uma percentagem muito alta de seres andantes e pensantes não trata o cabelo da forma mais apropriada. Diria ainda que, uma boa parte deles usa shampoo mais barato no cabelo do que o que paga pelo produto de lavar o chão. Resultado: cabelo deplorável (seco, sem brilho e quebrado).

De qualquer das formas, não acredites em mim. Desafio-te a jogares à “observação” por uns minutos. Prometo que vais descobrir coisas notáveis!

Ocupando o cabelo um lugar de destaque no universo masculino, não é discutível a forma como deves tratá-lo (adoro cabelos saudáveis, adoro!). Novidade: o cabelo é constituído por células mortas, portanto não vai regenerar-se sozinho, não vai ficar brilhante, nem forte, nem nutrido se não te dedicares.

Para conseguires o aspeto saudável e maravilhoso que referi anteriormente, deves começar por identificar o teu tipo de cabelo, para que possas aplicar os produtos que te convêm. As tendências são cabelos secos ou oleosos que, por vezes, exigem ainda tratamentos específicos (ex. caspa, queda de cabelo). Não é preciso seres um profissional para fazer o diagnóstico. Esta informação consegues obtê-la sozinho se estiveres atento ao comportamento do teu couro cabeludo. Contudo, em caso de dúvida, pedir opinião ao teu barbeiro/cabeleireiro ou ainda a um dermatologista pode ser uma boa opção.

A lavagem do cabelo deve ser feita com água quente (dilata os poros permitindo remover a sujidade com mais facilidade) e pelo menos três vezes por semana de acordo com a condição de cada um, devendo a sua duração nunca ser inferior a 60 segundos. Os movimentos corretos são em círculos e devem ser utilizadas as pontas dos dedos. Para secar, tal como com o tratamento do rosto, o ideal é não esfregar com a toalha, para não danificar o cabelo nem incitar à queda.

Embora um cabelo oleoso obrigue a lavagens frequentes devido à produção aumentada de sebo, é o cabelo seco aquele que, por norma, exige mais tratamentos. Uma das condições obrigatórias é a aplicação de um amaciador/condicionador no fim de cada lavagem. Depois de duas aplicações de shampoo, deverás colocar o condicionador no cabelo, deixando atuar durante cerca de um minuto antes de retirar o produto.

A utilização esporádica de uma máscara hidratante é ótima, caso te sirvas frequentemente do secador ou passes muito tempo dentro da água (piscina ou mar). Na verdade, eu diria que esta aplicação é obrigatória nestas situações.

A linha SatiniqueTM, recentemente apresentada no Programa Fama Show (SIC), para além de estar pensada para os diferentes tipos de cabelo, está ainda dotada de agentes renovadores que lhe devolvem a carga positiva, através do complexo ENERJUVETM.

Como vês, a base para um cabelo com bom aspeto, limpo e saudável é primária.

Do not forget… God gave you style.

Paula Sampaio Duarte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *