Como escolher o corte de cabelo perfeito

david-beckham

Esta semana, à conversa com um dos melhores Fashion Advisers que conheço em Viana do Castelo, ouvi algo do género “Há mulheres que querem ser o centro das atenções não permitindo que os homens se cuidem”. Esta afirmação deixou-me um tanto ou quanto admirada e sinceramente só me deu mais ganas de continuar a escrever para vocês. 🙂

Assim, a pedido de alguns seguidores do blog e depois de me inspirar na entrevista ao Likas Cardoso d’o Barbeiro, decidi direcionar o discurso para os diferentes cortes de cabelo e como selecionar aquele que mais se adequa a ti.

Por vezes, estás tão entusiasmado com um corte que não perdes sequer tempo a pesquisar outras opções. Obviamente que é um erro, já que o cabelo é o teu principal acessório. Curto ou comprido, um estilo adequado à tua personalidade, idade e profissão influencia diretamente a tua confiança e, por esse motivo, deves ter a certeza de como o queres usar.

O tipo de penteado que selecionas deve estar diretamente relacionado com o teu tipo de rosto, que deves identificar antes de te lançares à aventura. De um modo geral, são sete as formas faciais que se encontram num homem:

ovalOval: tens a facilidade de optar por qualquer tipo de corte, já que o teu rosto é proporcional e simétrico. No entanto, o corte mais indicado é curto nas laterais e ligeiramente mais comprido no topo. Franjas na frente da testa podem acentuar a forma redonda do rosto, pelo que deves evitá-las. Quanto à barba, mantê-la o mais clean possível dá-te o look ideal, uma vez que não precisas de a deixar crescer para esconder assimetrias.

Exemplos: Jude Law; Jake Gyllenhaal

redondoRedondo: como o teu rosto não tem linhas definidas, o mais adequado será dar-lhe um penteado que provoque estruturas. O famoso Pompadour, as Franjas e o Flat Top deverão ser as tuas seleções, já que o peso cria ângulos. Caso o teu tipo de rosto seja este, podes complementá-lo com uma barba completa e quadrada, que definirá a zona do queixo.

Exemplos: Jack Black; Leonardo Dicaprio

quadradoQuadrado: ideal para trabalhar com cabelos curtos e compridos e adequado à maioria dos cortes. A principal característica é a definição quase perfeita da zona do queixo. Podes experimentar um Fade ou cortar o cabelo por camadas. Clareá-lo vai sempre cair-te que nem uma luva, porque define ainda mais as tuas linhas.

Exemplos: David Beckham; Brad Pitt

retangularRetangular: um rosto retangular equivale a um rosto longo e, por isso, deves evitar encurtá-lo demasiado nas partes laterais e deixá-lo comprido no topo. A sugestão é deixar o cabelo moderadamente comprido nos lados e na Franja, atravessando o rosto. No que toca a barbas, deves evitar usá-la comprida, deixando-o curta, caso necessites de encobrir alguma imperfeição.

Exemplos: Ben Affleck; Adam Levine

triangularTriangular: a tua zona da mandíbula é mais larga que a zona da testa. Isto significa que precisas de criar volume na parte superior e nas laterais até à linha das orelhas – full afro styles e franjas são os cortes aconselhados.

Relativamente à barba, dada a proeminência da mandíbula, o melhor será deixá-la bem aparada.

Exemplos: Ashton Kutcher; Nikolaj Coster-Waldau

diamanteDiamante: se o teu rosto é mais estreito no queixo e na zona das sobrancelhas e mais largo nas bochechas podes considerar-te uma espécie em vias de extinção. Deves apostar em cortes que preencham a testa e o queixo. Para evitar comparações desnecessárias com o Dumbo, mantem o cabelo comprido nas zonas laterais. Alguns dos looks aconselhados são as franjas, risca ao lado e o uso do cabelo comprido.

As barbas de três dias ficam sempre bem (desde que devidamente aparadas).

Exemplos: Johnny Depp; Ricky Martin

coracaoCoração: testa larga e queixo estreito são as principais características desta forma facial. Evitar cortes demasiado justos para não alargar ainda mais a testa ou estreitar ainda mais o queixo. Se o teu rosto tem forma de coração deves apostar em cortes ligeiramente mais compridos (os estilos clássicos são aqueles que mais te vão favorecer).

Usar barbar vai sempre cair bem, ajudando a aumentar a zona mais estreita do rosto.

Exemplos: Ryan Gosling; Justin Timberlake

Agora que já consegues identificar qual o tipo de penteado que mais se aconselha à tua forma facial, não te esqueças que mesmo com um corte brutal, se não cuidares e nutrires o couro cabeludo como ele merece, o resultado final pode ser desastroso à vista. A gama da SATINIQUE™ oferece-te várias alternativas para deixares o cabelo forte, com aspeto saudável e brilhante.

Recorda ainda que é crucial encontrares um profissional que consiga avaliar o look mais apropriado para ti. “A great haircut helps people see something about themselves they didn’t know they could be”. 😉

Paula Sampaio Duarte

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *