Laundry time!

 

Este vai para os independent gentlemen. E para desmistificar logo no início: Sim, vamos lavar roupa suja no verdadeiro sentido da expressão.

Podes considerar este tema um tanto ou quanto tedioso, mas a verdade é que aquela camisa preferida, que te deixa com um ar elegante, pode muito bem ter uma esperança média de vida superior. Nem vejo necessidade de enfatizar que colocar a roupa no cesto e esvaziar o saco do ginásio é o primeiro passo. Portanto, passemos ao que interessa.

Quando se trata de lavagens, deves ter em mente alguns pontos cruciais:

  • Nunca mistures na mesma carga roupas claras com roupas escuras.
  • Evita lavagens muito quentes porque danificam os tecidos (máx. 400 é suficiente, principalmente se o teu detergente tem um ótimo desempenho e contém branqueadores de oxigénio ativo).
  • Seleciona um detergente livre de corantes, cheiros e outras substâncias desagradáveis para a pele e para os tecidos. De preferência que contenha silicato de sódio para evitar a corrosão de metais (fechos, botões e outros adornos).
  • Warning: Perigo de encolhimento!! Nunca coloques lãs na máquina de lavar. Devem ser lavadas a seco ou com um detergente especial para tecidos delicados.

Desbravando situações específicas:

Limpeza a seco

Na limpeza a seco normalmente é utilizado um cocktail de produtos químicos e tóxicos, o que danifica bastante os tecidos. Procurar opções ecológicas é obrigatório.

Sobre este assunto, vale ainda a pena frisar que as camisas não se lavam a seco. Por outro lado, as malhas devem ser submetidas a este tipo de lavagem a cada 6 usos, tal como os fatos de algodão, a cada 3 meses e os fatos de lã (uma vez por ano).

Pulverizador

Investe num spray natural para refrescar a tua roupa. É uma forma inteligente de dares vida a camisolas de lã ou fatos. Funciona como um desodorizante.

Gangas

Se és paciente, aguentar os teus jeans até à primeira lavagem vai criar algo único. Quanto mais tempo conseguires atrasar a primeira lavagem, mais intensa a cor. Múltiplas lavagens vão trazer detalhes indesejados, como vincos, arranhões e desgaste no tecido.

Quando chegar a altura certa, mergulha durante dez minutos as calças do avesso em água fria com um detergente gentil, apropriado para cores. Depois, retira os excessos com água fria e torce cuidadosamente. Para moldar as calças ao teu corpo, deixa-as secar ao ar livre durante 1 hora e veste-as ainda húmidas. 🙂

Camisas

Alguma vez já deitaste uma camisa ao lixo por causa das manchas amarelas de desodorizante na zona das axilas ou sujidade nos colarinhos e punhos que teimam em não sair?

Para retirar manchas amarelas mergulha a camisa em água morna. Num recipiente (pode ser uma chávena de café) junta uma pequena porção de SA8™ Branqueador para Todos os Tecidos e adiciona outra porção de L.O.C.™ Detergente Multiusos. Mistura bem e coloca a solução diretamente na mancha (esta parte da camisa não deve estar mergulhada na água). Deverás esfregar levemente a zona das axilas algumas vezes ao longo do dia. Deves ainda certificar-te que a solução não seca por completo, podendo humedecer levemente ou aplicando outra camada da solução. Na maioria das situações um dia de repouso é suficiente para a nódoa desaparecer. No entanto, poderão ser necessários mais dias, dependendo da intensidade e idade da mancha. Logo que se esvaneça, resta fazer uma lavagem normal na máquina para que a camisa fique a cintilar.

Para remover sujidade nos punhos e colarinhos basta pulverizar os locais com SA8™ Aerossol de pré-lavagem e fazer a lavagem normal na máquina.

Imagina quantas idas à lavandaria vais poupar, sabendo que a maioria delas nem sequer consegue remover este tipo de nódoas. Podes inclusivamente salvar aquelas camisas que não tens coragem de deitar fora e que estão guardadas nos armários há séculos.

Para minimizar o trabalho de engomar, pendura as peças de roupa na casa de banho enquanto tomas um duche. Esta dica é bastante útil, principalmente quando estás em viagem.

Guardar

Antes de pendurar as roupas ou colocá-las em gavetas ou sacos, certifica-te que estão completamente limpas. Guarda os fatos em porta-fatos à prova de insetos e dá-lhes espaço para respirar, tal como às restantes peças de roupa.

Símbolos de lavagem

Afirmativo, os símbolos que encontras nas etiquetas da roupa, têm realmente algum significado.

Aqui vão os símbolos mais usuais para que te sirvam como guia:

Sem Título

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Qualquer dúvida não te preocupes, “It’ll all come out in the wash”.

 

Paula Sampaio Duarte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *